Para quem é
A avaliação neuropsicológica é indicada para uma ampla gama de pessoas em diferentes contextos e situações. Alguns dos grupos que podem se beneficiar desse tipo de avaliação incluem:
Pessoas com suspeita ou diagnóstico de condições neurológicas:
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Lesões cerebrais traumáticas (por exemplo, concussões, traumatismo craniano)
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Acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e outras condições cérebrovasculares
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Doenças neurodegenerativas (como Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla)
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Epilepsia e outros distúrbios convulsivos
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Tumores cerebrais
Indivíduos com transtornos psiquiátricos:
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Transtornos do humor (depressão, transtorno bipolar)
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Transtornos de ansiedade
(transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico)
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Transtornos do espectro autista (TEA)
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Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
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Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos
Crianças e adolescentes com dificuldades de
aprendizagem ou comportamentais:
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Dislexia e outros transtornos de leitura
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Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
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Transtornos de aprendizagem (discalculia, disortografia, etc.)
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Dificuldades de memória, atenção ou concentração
Pessoas em idade avançada com queixas de cognição:
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Avaliação de comprometimento cognitivo leve (CCL) e risco de demência
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Monitoramento da função cognitiva em idosos
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Orientação para intervenções e estratégias de preservação cognitiva
Pacientes em reabilitação neurológica:
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Após lesões cerebrais ou acidentes, para avaliar a extensão dos danos
e orientar o processo de reabilitação
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Após cirurgias cerebrais ou tratamentos (como radioterapia) que possam afetar as funções cognitivas
Crianças com suspeita ou diagnóstico de
transtornos do desenvolvimento:
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Transtorno do espectro autista (TEA)
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Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
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Transtornos de aprendizagem (dislexia, discalculia, disortografia, etc.)
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Transtorno opositor desafiador (TOD) e transtorno de conduta (TC)
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Avaliação neuropsicológica para crianças que apresentam atrasos no desenvolvimento cognitivo, social ou emocional, dificuldades de aprendizagem significativas ou comportamentos desafiadores.